Condenado por fraudar contas bancárias pela Internet pede redução de pena

Condenado a cinco anos e cinco meses por formação de quadrilha e por realizar furto de valores por meio de fraude via Internet, o soldado da Polícia Militar do Distrito Federal J.V.G.N. ajuizou Habeas Corpus (HC 99215) no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reduzir a pena recebida. O relator do processo é o ministro Marco Aurélio.

Além da formação de quadrilha, prevista no artigo 288 do Código Penal, o militar foi condenado por furto qualificado, com base no artigo 155, parágrafo 3º e parágrafo 4º, II, do mesmo Código. De acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), “configura o crime de furto a subtração (manipulação ou transferência ilícitas) de dados eletrônicos, representando valores depositados em estabelecimentos bancários”. Segundo aquela corte, os bens se equiparam à coisa móvel – como dispõe o parágrafo 3º. Já a qualificadora do parágrafo 4º, II, decorre da fraude consistente em captação de número da conta e senha por meio da Internet, com a transferência ilícita de valores das contas das vítimas para a conta dos acusados.

Para a defesa do policial, a pena de seu cliente teria sido aumentada em virtude da existência de antecedentes criminais. Mas o advogado explica que o antecedente citado na sentença diz respeito à mesma investigação – que foi dividida em dois processos por conta de situações diferentes entre os acusados – 13 pessoas ao todo. O advogado pede que seja anulada sentença condenatória e, ainda, que o Supremo determine a redução da pena para o mínimo legal previsto no Código Penal.

Published in: on 27 de maio de 2009 at 22:52  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://ericallf.wordpress.com/2009/05/27/condenado-por-fraudar-contas-bancarias-pela-internet-pede-reducao-de-pena/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: