Principais dicas para se proteger contra golpistas e navegar com segurança na internet.

NÃO PODEMOS IR CONTRA O PROGRESSO, MAS DEVEMOS DIMINUIR OS RISCOS PELO CAMINHO….
· Desconfie sempre!
· Controle sua curiosidade!
· Cuidado com as ofertas!
1-Arquivo. exe.: arquivos enviados com esta seqüência possuem grandes chances de conterem vírus escondidos. Não execute.
2-Antispam, Firewall, Anti-Spyware e Antivirus atualizados: instale antivírus e faça atualizações semanais e mantenha o navegador sempre atualizado. No menu iniciar, localize a opção Windows Update ou acesse http://window-supdate.microsoft.com/. lá é possível escanear a máquina em busca das atualizações necessárias e baixa-las gratuitamente no PC. O anti-spyware remove programas de espionagem enquanto que o firewall bloqueia as portas de acesso ao seu computador. Spywares: softwares espiões, ou seja, programas criados para espionar a máquina alheia.
Contra vulnerabilidades nos softwares: Faça as correções disponibilizadas pelos fabricantes. No menu Iniciar, localize a opção Windows Update ou acesse http://windowsupdate.microsoft.com/. Lá, usuários de produtos da Microsoft conseguem escanear a máquina em busca das atualizações necessárias e baixá-las gratuitamente.
Contra vírus e espiões: Uma dica bem bacana é uma ferramenta gratuita que tem no site da Trend Micro para varredura online. Rastreia o PC em busca de vírus e spywares. O endereço é
http://housecall.trendmicro.com/.
Quer instalar um antivírus gratuito? O Avast Home Edition pode ser encontrado em www.avast.com/eng/download-avasthome.html. Outra alternativa é o AVG Free (acima), da Grisoft. Baixe em http://free.grisoft.com.
Que tal um anti-spyware?: O Sbybot – Serch & Destroy é uma boa alternativa contra os softwares espiões. O arquivo de download tem 15 MB e pode ser encontrado em www.safernetworking.org/pt/download/index.html.
Barre as invasões: O Zone Alarm impede tentativas de invasão ou que programas enviem informações sem o consentimento do usuário. É gratuito. Em www.zonelabs.com/store/content/company/products/znalm/freeDownload.jsp
3-Evite atalhos: nunca clique em links ou visite sites sugeridos em e-mails, vá direto na fonte, digite o endereço do site.
4-Não navegue em sites desconhecidos: existem sites que possuem códigos em script que irão se auto-executar sem o internauta perceber.
5-Desconfie de avisos via e-mail: principalmente os remetidos por bancos, sites governamentais ou empresas de grande porte. Casos já identificados: Banco do Brasil, CEF, HSBC, TIM, Receita Federal, etc.
6-Técnico de confiança: fique sempre junto quando algum técnico que você não conheça for manusear seu computador. Da mesma forma que se tem o médico, o advogado, o dentista da família, deve-se ter o técnico de informática.
7-Senhas diferentes e sem lógica: troque regularmente as senhas utilizadas em transações financeiras e evite salvá-las no computador.
8-Não preencha cadastro sem estar seguro: nunca envie informações sigilosas via e-mail ou mensagens instantâneas (principalmente dados pessoais).
9-Tenha um e-mail público (gratuito) e um privado: crie um e-mail apenas para se cadastrar em sites, se você receber mensagens de “velhos amigos” ou do seu banco neste endereço, desconfie.
10-Mantenha sua privacidade: lembre-se que na internet você expõe sua privacidade, por isso qualquer informação pessoal, foto, dados, deve ter em mente os riscos.
11-O Orkut pode ajudar na autopromoção: escolha bem sua foto, apague scraps comprometedores, ao escrever evite cometer erros de português e mantenha sua privacidade, use msn ou e-mail para conversas particulares, evite de participar de comunidades preconceituosas ou que denotem antipatia, não entre em comunidades que deponham contra você.
12-Monitore regularmente suas movimentações financeiras.
13-Se você desconfiar que seu computador foi invadido: pare de acessar serviços de banco on-line e fazer compras pela web até resolver o problema; rode um antivírus atualizado; PROCURE A DELEGACIA mais próxima e denuncie registrando um boletim de ocorrência ou à Delegacia de Delitos e Meios Eletrônicos do Deic de Santa Catarina – 4dpdig.deic@policiacivil.sp.gov.br.
14- SITES com mais dicas de segurança: http://www.serasa.com.br/guiainternet/index.htm e http://www.denunciar.org.br/
[1] Colaboração Diário Catarinense, sucursais SC e RS (ZH Digital).
Published in: on 26 de junho de 2007 at 23:29  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://ericallf.wordpress.com/2007/06/26/principais-dicas-para-se-proteger-contra-golpistas-e-navegar-com-seguranca-na-internet/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: